Posts filed under 'Causos'

Informações úteis sobre Visto p/ EUA

Essa já é a terceira vez que renovo meu visto de visitante para os EUA. Recebi meu passaporte com o tão esperado VISA após longos 7 meses. A última vez foi em 1997 e expirou no final do ano passado, um mês depois de eu ter ido passar férias em Orlando. Como eu não planejava voltar lá pelo menos na primeira metade de 2008, deixei a renovação pra depois e me arrependi.

Comecei o processo de renovação em Fev/2008: já tinha um passaporte novo e paguei a taxa de R$ 34,00 para permitir o agendamento da entrevista. Tentei agendar a entrevista no consulado dos EUA em Recife-PE, mas o calendário que aparecia para Março/Abril/Maio mostrava todas as datas indisponíveis. Liguei para o número de agendamento via telefone, gastei R$ 20,00 só nessa ligação, e obtive a mesma informação: não havia data disponível para agendamento de entrevista no consulado de Recife.

O interessante é que nesse meio tempo, entre Março e Maio, alguns conhecidos conseguiram agendar entrevistas para novos vistos através de despachantes, mas para quem queria fazer uma renovação – que deveria ser mais simples – não havia um dia sequer.

Tentei o consulado de São Paulo, tinha data disponível pra semana seguinte, mas uma notinha no rodapé avisava que a partir de 2008 só pode renovar visto em SP quem teve o último visto emitido lá. Brasília tinha data disponível para Março assim como Rio de Janeiro. Pra mim o caminho natural das coisas é Natal – São Paulo – Mundo. Então resolvi esperar.  

Esperei até Junho, dia 1º acessei o site, 00:00h em ponto, fiquei dando reload até as 03:00h da madrugada e nada… não aparecia o calendário nem de Junho nem de mês nenhum. Repeti o processo dia 2, 3, 5, 9 e o mesmo resultado: nada. Enchi o saco e só entrei no site de novo lá pelo dia 20. Adivinha só? Tava lá o mês de Junho, LOTADO. Pense no ódio.

Olhei logo onde é que tinha data disponível: Rio de Janeiro, 3 de Setembro, 3 meses de espera. Já estava de saco cheio, aproveitei uma promoção da TAM e usei minhas milhas (6000 ida e volta) e marquei a entrevista e a passagem.

Informações úteis para tirar o visto no Rio baseadas na minha experiência no último dia :

 

  • O consulado fica no centro do Rio
  • Tem uma agência do Citibank a umas 3 quadras, então dá tempo de ir pagar a taxa e voltar
  • Se for de táxi, pegue os amarelos que são mais baratos
  • Lá o consulado só abre de 07:30, às vezes mais. Cheguei de 6:00h e fui o primeiro da fila.
  • Ser o primeiro da fila não é muita vantagem. Eles obedecem o horário agendado, por isso se você está marcado para as 07:30 e chegar logo cedo, você vai ficar esperando até entrar todo mundo marcado para as 07:00h, 07:05h, 07:10h, etc.
  • Cada horário marcado tem umas 50 pessoas
  • Se você chegar atrasado, não se preocupe, na próxima rodada para entrar no consulado, vão chamar todo mundo que está agendado para um horário menor que o atual. Então se você chegar de 11:00 e estiver agendado para as 07:00h, você entra junto com a turma das onze.
  •  PODE LEVAR CELULAR – No site do consulado diz que não é permitido entrar com nenhum dispositivo eletro-eletrônico, mas devido à realidade do mundo hoje eles caíram na real e colocaram um guarda-volumes na entrada do consulado, então você só fica sem celular da hora que você realmente entra no consulado até a hora de sair, o que em média leva uns 90 minutos.
  • Se você é de fora e está levando uma mala ou coisa maior, pode ser que não consiga usar o guarda-volumes do consulado e tenha que gastar uma graninha extra e um pouco de confiança pra deixar com um simpático senhor que há 25 anos trabalha alugando cadeiras na fila do consulado. 
  • Esse senhor (não anotei o nome…) além de simpático orienta as pessoas na fila de uma forma que o pessoal da consulado nunca vai nem tentar chegar perto: além de alugar cadeiras ele vende cópias do formulário DS-157, que muita gente esquece, orienta sobre como preencher os outros formulários, ensina a colocar NA em todos os campos que ficarem em branco, orienta sobre o fato das fotos terem de ser sem óculos, caso você tenha esquecido a foto ele indica onde tirar a foto 5×5 em 1 hora, do outro lado da rua, ensina onde é o Citibank e ainda entretém o pessoal da fila contando dezenas de estórias de quem está ali no mesmo local há 25 anos vendo entre 500 e 1000 pessoas diferentes todo santo dia. Eo melhor de tudo, faz tudo isso no melhor espírito Software Livre: não esconde informação e só cobra pela cadeira e pelo DS-157, o resto ele compartilha com a maior simpatia, o que torna o pagamento ainda mais recompensador.
  •  Se você está marcado para mais tarde, no meu caso muito mais tarde, 13:00, e chegar muito cedo, não perca as esperanças: Vá tomar café do outro lado da rua, peça a especialidade da casa, um “joelho”, acho que é isso, e é bom, e volte pra fila. Lá pelas 10:00h o movimento diminui e como eu você deve conseguir entrar.
  • Documentos interessantes para você levar, apesar de não terem me pedido nenhum: declaração de imposto de renda, extrato bancário recente (vi mais de uma pessoa saindo p/ ir no banco tirar um extrato e voltar para o consulado) comprovante de residência, documento de carro no seu nome, carteira de trabalho ou contrato social da empresa, cartão de visita da empresa com seu nome, registro de algum imóvel, matrícula de faculdade, carta de recomendação caso você vá fazer algum treinamento, reservas de hotéis, ficha de inscrição em feiras ou eventos, reserva de aluguel de carro, etc.
  • Leve dinheiro, algumas taxas como a do visto de negócios são pagas lá mesmo no consulado. Eles aceitam também cartão internacional.
  • Seu passaporte fica lá e é enviado por correio/courier para o seu endereço num prazo de até 15 dias. Do Rio para Natal eu paguei 40 reais, chegou em 3 dias úteis.

Se alguém lembrar de mais alguma coisa adicione aí nos comentários, eu só vou ler isso de novo daqui a 5 anos…

 

10 comments September 8th, 2008

Mac Mini, partes 3, 4 e 5

Demorei demais pra postar alguma coisa aqui e agora a história vai ser resumida:

3. Primeira Impressão:
Mac ligado, escolhido login e senha de admin, opções de lingua e reconhecimento do teclado, vamos ao que interessa: Começamos pelo controle remoto, menor do que uma caixinha de Trident. Aperto menu e demora uns 20 segundos pra abrir o Frontrow. Achamos que era porque estava baixando os updates (só 600MB pra começar).

4. HD

Cancelei o update, baixo um vídeo em formato HD 1080p, tento rodar e o Mac pede arrego (abre o bico) e não consegue passar o vídeo de uma forma aceitável. Nessa hora Humberto sugere dar uma olhada no Activity Monitor pra saber o que pode estar consumindo tantos recursos e aí vem a surpresa: eu consegui comprar um Mac Mini com 256MB de ram, apesar da Apple não vender nenhum modelo com menos do que 512MB.

5. Bye bye Mac

Liguei pra Fnac pra solicitar a troca do bicho, vou fazer um outro post só pra falar disso porque o causo completo inculindo as conversas com a “moça do E-commerce” merecem. Levou uma semana para o correio passar lá em casa e coletar o Mac debilitado e mandar de volta pra Fnac, mas depois disso recebi um novo em 2 dias.

Pronto, foi isso, depois de 20 dias da compra agora já tenho um MacMini, estou usando faz mais ou menos uns 15 dias e pretendo a partir de agora manter o blog um pouquinho mais atualizado.

PS: Detalhe, agora já consigo escrever com cedilha e acentos, se faltou algum no texto foi por ignorância do autor e não por falta de recurso do Mac.

2 comments September 18th, 2006


Recent Comments

Recent Posts

Recent Trackbacks

Categories

Blogroll

Archives

RSS del.icio.us

Tags