Drobo – Storage Seguro e escalável que não é RAID

June 15th, 2007

À primeira vista o Drobo é somente um case externo que suporta 4 HDs e tem uma saída USB 2.0. Nada demais, aliás até de menos,  comparado com os concorrentes no mercado, com saída Firewire, FastEthernet e GigabitEthernet. Todos os concorrentes dele também permitem manter seus dados seguros contra falhas, seja com o espelhamento dos discos (RAID1) ou stripping com RAID5. Além disso o Drobo é caro: U$ 499.00 e não vem nem com um disquinho pra dar o gosto. 


E aí, qual a vantagem? Explico:


1. Ele é o primeiro storage escalável acessível para pobres mortais. Não existe nada igual no mercado que permita você colocar 2 HDs, depois colocar um terceiro de tamanho diferente, depois colocar um quarto e o seu storage simplesmente aumentar sem você precisar fazer nada além de espetar os novos discos no case. O normal nesses casos é você fazer um backup de tudo que você tem, instalar o novo disco, criar um novo array, formatar e depois copiar tudo de volta.


2. Ele consegue manter seus dados seguros contra falhas, seja por queda de energia ou falha em um dos discos, sem o uso de RAID. Pode falhar um disco de 80GB e você substitui com um disco de 120GB, e depois pode colocar um de 200GB e por aí vai. Essa situação é impossível com o RAID, pois tudo é limitado pela capacidade do menor disco, e não é possível simplesmente mudar isso de uma hora pra outra.


3.  Ele faz tudo isso sem que você perca o acesso aos seus arquivos, desde que se perca no máximo 1 HD por vez.


 drobo-left-angle.jpg 

Entry Filed under: gadgets,tech

Leave a Comment

Required

Required, hidden

Some HTML allowed:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Recent Comments

Recent Posts

Recent Trackbacks

Categories

Blogroll

Archives

RSS del.icio.us

Tags